terça-feira, 7 de junho de 2011

Sobre a vida, seus heróis e apocalipses pessoais

A vida é um jogo, disso eu não tenho dúvidas. Muitos passam por ela sem perceber os pequenos detalhes que são fundamentais à nossa existência. Talvez sejam tão pequenos    que alguns sentimentos possam obscurecer sua presença. Há muito tempo venho tendo uma visão de mundo muito diferente da que eu tinha, olhando as atitudes das pessoas de outra forma, refletindo e tentando entender este jogo.
Descobri, através das minhas vitórias, das minhas derrotas, admiração e decepção em relação às pessoas, que a vida é simples, nós que não somos capazes de entendê-la. Afinal, parcimônia é um conceito proveitoso, de diversas maneiras. Vi nos olhos da escuridão e na essência das coisas mais puras que a vida é um jogo de trocas. Nós fazemos trocas e sempre há um interesse por trás destas ações. Mas no senso comum entendemos isto como uma coisa negativa, tendemos a deixar isto de lado por pré-julgar seu significado.
Será mesmo que quando amamos não queremos nada em troca? A maioria diz que sentimentos puros não desejam nada em troca e a essência é a própria razão de sua existência. Porém, eu não poderia discordar mais. Quando amamos, queremos algo em troca. Alguns querem poder, dinheiro ou outras coisas, o que não caracterizaria um sentimento verdadeiro, mas socialmente há o amor e ele quer algo em troca. E mesmo quando o sentimento é sincero, queremos algo em troca. Eu amo e quero ser amado da mesma forma. Eu admiro e quero ser admirado também. Logo, por mais puro, eu quero algo em troca.
Pequenas ações dizem muito sobre nossa personalidade. Muitas vezes ajudamos o próximo, como uma idosa que precisa atravessar a rua, e nos convencemos que não queremos nada em troca. Porém, queremos. Eu quero ter a satisfação de saber que estou fazendo bem para alguém, não sou hipócrita de dizer que faço apenas por fazer e muito menos que faço por que os outros não fazem e por isso devem ser julgados. Todos têm maneiras diferentes de ver o mundo, todos agimos de acordo com estas premissas e independente se sua visão a julga ruim ou boa, deve haver o respeito. O respeito não é algo para acobertar a ética, mas isto é um tema para outra reflexão. O fato é que não há razão para pensarmos que querer algo em troca de alguém é algo ruim. Muito pelo contrário, se esta ação é sincera e boa de acordo com a sua visão de mundo, tudo bem. Qual seria o problema de admitir isto? Querer algo em troca é ruim?
Digo que não. Meus heróis não têm super poderes, meus heróis não vestem roupas especiais ou máscaras e não são famosos. Estes vivem no dia-a-dia e tem tantas limitações quanto eu. E sabem por que os admiro tanto? Pois estas pessoas passam por grandes dificuldades e usando suas forças mais sinceras elas querem algo em troca da vida: a felicidade. É nisso que eu acredito, é isto que eu admiro e isso que sigo. Poucas pessoas que não conheço me inspiram, porém suas ações são tão intrínsecas num âmbito universal que também me afetam. Porém, todos os dias eu vejo meus heróis e construo ao lado de cada um deles sentimentos que não podem ser quebrados, que não podem ser esquecidos e com certeza foram feitos para serem trocados. Trocados entre si, pois todos merecem a felicidade e ter a satisfação de saber que seja lá qual for o seu novo fim do mundo, sempre haverá o seu herói de todos os dias ao seu lado, independente de quem seja.
Digo, com toda honestidade, que a vida é feita de trocas. E disso, não tenho dúvidas. Todo paradigma pode cair, eu sei e assumo este risco. Mas não tenho medo de me construir com o tempo, meu maior medo é não ter forças para não tentar. E diante de todas as dificuldades, minhas e dos meus heróis, eu fico estimulado a vencer todos os dias, para que no final eu possa ser feliz ao lado das pessoas que admiro e prezo; e poder olhar pra trás e dizer: eu também sei jogar.

Este texto foi escrito num dia chuvoso e frio no coração da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Porém, aquecido por saber que eu posso olhar nos olhos da vida e enfrentá-la sem temor.

Renan de França Souza

11 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre fazendo excelentes textos, esse é bem reflexivo! E concordo que a vida e o sentimento que carregamos nela, sempre nos leva a querer algo em troca.
A ambição é sentimento mais nobre que nós seres humanos carregamos, apenas alguns de nós não sabemos controla-la!

Renan de França Souza disse...

Muito obrigado, senhor anônimo! É verdade, este sentimento acaba ultrapassando os limites e isso pode nos prejudicar e muito. E pior, nos levar a ser um personagem ao invés de nós mesmos. Vou postar um texto falando algo sobre isso, em breve! Obrigado novamente! Abraços!

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu texto! Já havíamos conversado sobre isso algumas vezes, mas nunca foi dito em palavras. Continue escrevendo *-* continuarei lendo *-*
Mil beijos,
amorlove

Renan de França Souza disse...

Obrigado! *-*

Anônimo disse...

Seu modo de ver a vida não consegue sair fora da caixa do paradigma que vivemos hoje (capitalismo, sistema monetário)
Mas foi um bom texto, continuarei lendo

Renan de França Souza disse...

Ah sim, mas isso é normal! Não sei se isto é possível, abandonar algo que está tão intrínseco em nossa vida. Mas interessante ponto de vista, o próximo texto será interessante para você, ainda que não totalmente fora deste paradigma! Acompanhe para dar mais opiniões! Abração!

Camila disse...

Tem toda razão!
Tente só amar alguém que não lhe da absolutamente nada em troca, tente continuar se dando e se entregando sem receber o minino de acalento e me diga se vai durar.

Muito bom seu blog Renan!!
Beijos Camila

Mariana Aguiar disse...

Que isso hein!! Renan é poeta!! rsrsrs

Parabéns! O texto é muito legal!

Seja bem-vindo ao mundo dos filósofos da vida!! ^^

Bjin!!

Anônimo disse...

''...e usandos suas forças mais sinceras elas querem algo em troca da vida: a felicidade''
Lindo isso e muito verdadeiro. A minha admiração não está na novidade de pensamento que seu texto traz, mas na forma como você faz isso, despertando no leitor o desejo de reflexão.
Maravilhoso. Vou ler os outros, mas ganhou uma fã!

Eloá Menegocos

Renan de França Souza disse...

Muito obrigado, Eloá! Significa muito! Beijão!

Raíssa Souza disse...

Você é um dos meus heróis, sem mais!^^
Te admiro muito, Rê!

Postar um comentário