domingo, 12 de junho de 2011

Da ilusão da verdade absoluta ao sorriso eterno de uma mente perdida


            A maior parte dos intelectuais afirma que não há verdade absoluta em nada. O que é absolutamente ridículo. Nada mais paradoxal do que ter certeza absoluta de que não há certezas ou verdades absolutas. Por isso, digo que a única verdade absoluta que existe é a certeza de que não há nenhuma outra verdade, que não esta. E partindo desta reflexão, podemos ver que muitas “verdades” ainda estão intrínsecas em todos nós.
            Muitos problemas nos levam a ficar perdidos em diversos ciclos sociais. A maior parte das pessoas não percebe e isto não é culpa delas. Estas situações têm uma origem antiga, antes que estas mentes pudessem existir, e construíram com o passar do tempo, certas ilusões e “verdades absolutas”, convencendo que estas são reais. Porém, a maior vitória de alguém que quer controlar, é convencer as pessoas que podem mudar e que tem oportunidades para pensar de forma diferente de que não há mudança. E novamente caímos em um ciclo social, pré-determinado e sem fim aos olhos de quem foi domado por este controle.
            Essa “desesperança”, se me permitem o neologismo, é o trunfo daqueles que não querem nos ver vencer e melhorar com o tempo. Claro, o conceito de melhor é pessoal, mas ainda acredito que exista um melhor para todos. Não uso “evolução”, pois evoluir não é necessariamente ficar melhor e basicamente diz respeito à mudanças com o tempo. Porém, evoluir pode ser melhor. Mudar pode ser bom, olhar de maneira diferente pode ser decisivo. Nosso papel é tentar, a melhoria é conseqüência de uma luta por aquilo que se acredita. Nem tudo está ao nosso alcance, é verdade, mas lutar por pontos vitais que você sabe que pode atingir, realizar aquilo que talvez seja pequeno num contexto global, mas que faz diferença no mundo em que vive é fundamental.
            Nunca deixe de acreditar em superar as dificuldades e nunca deixe de acreditar que podemos melhorar como um todo. Nunca acreditei numa mudança universal sem uma mudança local. Discordo de certos pensamentos que dizem a sua parte será fundamental ao todo, pois esta afirmação não é verdadeira para todas as coisas, mas no âmbito de alimentar o sentimento de luta, acredito e apóio. Por mais complicado que seja, por mais tortuoso que pareça, a tristeza de nunca ter lutado que é uma tragédia.
            Não encarem este texto como algo superficial. Não é questão de levantar e quebrar as coisas para mudar tudo ou mesmo permanecer sem ações por algum motivo. Não, não é. A complexidade dos problemas é grande, porém a nossa complexidade também é. Esta não é a verdade absoluta, mas sim uma das minhas verdades. E diversas verdades moldam o meu jeito de viver, mudando e construindo ao longo do tempo, me transformando numa experiência humana viva, que sente e deseja mudar o que estiver ao alcance, mesmo tendo em mente que certas coisas não são possíveis em determinados momentos. Este é um sentimento importante e que todos aqueles que querem conquistar algo devem ter.
            Construir, individualmente e coletivamente. Para assim, ter a possibilidade da mudança. Não devemos sorrir pela acomodação de nossa alma, e sim olhar para o passado, refletir sobre o presente e planejar o futuro. E aí sim sorrir e sentir o calor da esperança de novos dias de luta.

            Jamais deixe que a mentira contada mil vezes se torne verdade para você ou para as pessoas.

Este texto foi idealizado durante anos da minha vida. Mas seu esboço foi feito olhando a maravilhosa vista de Niterói durante a noite no Morro das Andorinhas, apenas em minha mente, pouco antes de adormecer num costão rochoso.

Renan de França Souza

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa reflexão, interessante ponto de vista. Espero ler mais textos como este no seu blog, abçs!

Anônimo disse...

"Jamais deixe que a mentira contada mil vezes se torne verdade para você ou para as pessoas." que coisa 'Amém'! Curti mt, Re :D

Postar um comentário